UNEB divulga respostas do FAQ sobre processos seletivos discentes em 2016


Em virtude das recorrentes dúvidas sobre os processos seletivos para ingresso de discentes na UNEB no ano de 2016, apresentadas pelas comunidades interna e externa da Universidade, a Instituição divulga as respostas das perguntas mais frequentes (FAQ) sobre o Vestibular UNEB 2016 e a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), no próximo ano. Veja:

1 – Por que determinada opção de curso não aparece na lista das graduações ofertadas pela UNEB no Vestibular 2016? Ela não será mais oferecida pela Universidade?

A UNEB recebe novos estudantes nos dois semestres de cada ano. Alguns cursos têm dupla entrada, em ambos os semestres, e outros possuem entrada única, no primeiro ou no segundo semestre. As opções que não constam no Edital do Vestibular UNEB 2016 são apenas aquelas que possuem entrada única no segundo semestre letivo.

Visando reduzir as vagas ociosas e a evasão de candidatos ou de aprovados, que podem ser provocadas pela distância temporal entre a realização do processo seletivo e o início do semestre 2016.2, a UNEB decidiu que a entrada no segundo semestre será exclusivamente via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC).

É importante registrar que não houve suspensão de nenhum curso de oferta presencial contínua. Todos os que foram oferecidos em 2015 serão ofertados em 2016, com alguns acréscimos.

2 – Quais são as 25 opções de cursos que serão ofertadas apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

São 25 opções de cursos já criadas pelo Conselho Universitário (CONSU) da Instituição. Entretanto, novos projetos de curso estão tramitando no CONSU. O fechamento da lista das opções de curso que serão oferecidas no SISU 2016.2 só deverá acontecer em maio do próximo ano. As 25 opções já estão garantidas e novas podem ser incluídas.

3 – Por que as provas só serão realizadas em março?

Porque o descompasso entre os calendários civil e acadêmico, em virtude das paralisações na Universidade, impactou em todos os processos relacionados ao planejamento do Vestibular.

Nenhum dos Conselhos Superiores da Universidade, instâncias deliberativas da UNEB, puderam ser convocados durante a greve docente para decidir sobre questões como, por exemplo, a porcentagem de oferta pelo SISU, a autorização de novas ofertas e a criação de cursos.

Entretanto, a alternativa de manter as inscrições para o fim do ano de 2015 visa aproveitar o momento tradicional de escolha dos estudantes concluintes do ensino médio, que deverão reafirmar o seu desejo em ingressar nos cursos da UNEB durante o Vestibular 2016, em março.

4 – O semestre 2016.1 foi suspenso?

Não. O calendário acadêmico do primeiro semestre de 2016 já foi aprovado pelo CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). A UNEB informa ainda que não existe nenhuma discussão institucional na Universidade sobre a suspensão de semestres ou de oferta de cursos. Estão em pauta apenas os temas relacionados às modalidades de ingresso dos estudantes, de forma a garantir todas as ofertas de cursos.

5 – Haverá vestibular para os cursos da modalidade Educação a Distância (EaD)?

Não. Para o semestre 2016.1 não há previsão de entrada via Vestibular para os cursos na modalidade EaD na UNEB. A oferta da UNEB de cursos nessa modalidade é feita via convênio com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES/MEC) e ainda não existe definição sobre a nova entrada em função da não garantia de repasse de recursos do Governo Federal, situação que deriva das restrições orçamentares e do contingenciamento de recursos de abrangência nacional.

A Universidade orienta os candidatos a acompanharem o Portal da Instituição (www.uneb.br) durante o próximo ano para acesso imediato às informações sobre possíveis processos seletivos para os cursos na modalidade EaD na Instituição.

6 – As graduações na modalidade EaD em curso sofrerão alguma influência desse processo?

Não. As graduações que estão em curso são um compromisso da Universidade e, independentemente do repasse de recursos do Governo Federal, a sua continuidade e conclusão estão garantidas pela UNEB.

7 – Cometi um erro durante a minha inscrição no Vestibular UNEB 2016. O que devo fazer? É possível alterar imediatamente?

Antes de confirmar a inscrição, é possível voltar ao formulário e retificar imediatamente qualquer erro. Caso a confirmação já tenha sido registrada, o candidato deverá fazer nova inscrição. A Universidade sempre valida apenas a última inscrição efetivada e paga pelo candidato.

8 – Qual é o prazo para o pagamento após a geração do boleto da inscrição no Vestibular UNEB 2016?

Todos os candidatos têm 48h para efetivar o pagamento da sua inscrição, exceto os que se inscreverem no dia 29 de novembro, que terão apenas 24h para realizar o pagamento.

9 – Devo fazer a prova do Vestibular na cidade onde o curso que escolhi é oferecido?

Não. O formulário de inscrição apresenta o campo “Cidade de realização de prova”, que poderá ser preenchido com qualquer local de prova ofertado pela UNEB.

10 – Posso registrar as minhas opções de curso em cidades diferentes?

Sim. Os candidatos possuem total liberdade para a escolha dos cursos da primeira e segunda opção. Apenas os candidatos que escolherem pelos cursos de Letras não poderão optar por habilitações em Línguas Estrangeiras distintas, na primeira e segunda opção.

 

Contato para outras informações: 0800 071 3000.